Notícias e Informativos

Câmara realiza ato pelo Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher.

  • Fonte: Câmara realiza ato pelo Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher.
  • Publicado em: 25/11/2021

 

Foi realizada nesta quinta-feira (25), uma audiência para celebrar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, ato proposto pelo vereador Wellington Sousa. As comemorações marcam, também, o início das atividades pelos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres.

O legislativo esteve representado pelas vereadoras, Mary do Mojó, que é presidente da Procuradoria da Mulher na Câmara, Bianca Mendes, Drielle da Pindoba, Alexisandra Garcia, Vanuza Neves, e pelo vereador Miércio Martins.

O vereador Wellington Sousa comandou a audiência e fez um resgate histórico sobre o dia 25 de novembro, instituído em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, data para se relembrar e fortalecer essa luta.

O ato contou com a colaboração da comandante da Patrulha Maria da Penha na Grande Ilha,Ten. PMMA, Camilla Cardoso, representando a Cel. Augusta Andrade, Comandante da Segurança Comunitária e Coordenadora Estadual das Patrulhas Marias da Penha. Na oportunidade a oficial ministrou palestra destacando a importância do engajamento da mulher no combate à violência doméstica e ao feminicídio, apontando dados alarmantes sobre o tema.

O evento contou ainda com participação do Dr. Sidney Oliveira, delegado de Polícia Civil da área de Paço do Lumiar;  da senhora Karla Patrícia Pinheiro, Coordenadora Municipal de Políticas para as Mulheres; o senhor José Vale, Secretário Municipal de Direitos Humanos, além de demais gestores municipais representando o executivo.

Ao final foi assinada uma carta compromisso entre o poder legislativo, executivo e órgãos de segurança pública, em defesa de políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres de Paço do Lumiar. O documento consiste em fortalecer as parcerias institucionais com a Casa da Mulher Brasileira, intensificar a atuação da Patrulha Maria da Penha, no município; articular a criação de uma Delegacia da Mulher em Paço do Lumiar, entre outras políticas a serem adotadas no âmbito da Educação, Saúde e Assistência Social.