• Fonte: Câmara sediará evento pelo Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher
  • Publicado em: 19/11/2021
  • Assunto: Atividades da Mesa Diretora

O vereador Wellington Sousa protocolou requerimento para a  realização, na Câmara Municipal de Paço do Lumiar, com participação da Procuradoria da Mulher no Legislativo, de ato alusivo ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, a ser celebrado dia 25 de novembro. De acordo com o parlamentar, o encontro tem o objetivo de inciar os 16 dias de ativismo campanha de conscientização, para que casos de violência contra a mulher sejam cada vez mais denunciados às autoridades, reduzindo os casos de feminicídio no município.

O vereador Miércio Martins pediu mais clareza nas informações repassadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), quanto às atividades a serem realizadas nas comunidades. Na oportunidade reclamou sobre a situação de descaso ao qual se encontram os cemitérios municipais.

O vereador Fernandinho elencou as especialidades médicas ofertadas na rede pública municipal de Saúde, estas que devem ser de conhecimento dos luminenses, como urologia, cardiologia, psicólogia, oftalmologia, entre outras. Anunciou também as obras em andamento na área da Saúde, como reformas de UBS e a inauguração do Centro de Especialidades, com atendimento de pessoas com autismo.

O vereador Major Roberto destacou a visita feita ao Reitor da UFMA, Profº Natalino Salgado Filho, com o objetivo de trazer a universidade para dentro de Paço do Lumiar, diante uma necessidade existente no campo do esporte, lazer e turismo, formação para o setor agrícola e rural, entre outras demandas. Durante o encontro, foi  discutida, a retomada das atividades da Universidade da Terceira Idade (Uniti).

<span;>Os vereadores colocaram para votação projetos de  decretos legislativos que concedem título de cidadão luminense às personalidades políticas: ao Governador Flávio Dino, e ao Deputado Estadual, Bira do Pindaré, de autoria do vereador Wellington Sousa; à prefeita de Paço do Lumiar Paula Azevedo, de autoria da vereadora Mary do Mojó; e ao secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, de autoria do vereador Miércio Martins.

O vereador Mauro Multibancos reforçou o convite aos pares para que prestigiem a programação pelo Dia Municipal do Reggae (Lei Municipal), na Sede do Bumba-Meu - Boi de Iguaíba, a ser realizada neste domingo (23), com várias atrações.

A vereadora Mary do Mojó solicitou a criação da Patrulha Maria da Penha na Guarda Municipal de Paço do Lumiar, para atendimento de ocorrências de violência contra a mulher.

O vereador e líder de governo Jorge Maru deixou registrado, ao usar a tribuna, as comemorações pelo Dia Nacional da Consciência Negra. Aproveitou o espaço de fala para dizer que irá apurar junto à administração muncipal, a denúncia de venda de espaços para sepultamento nos cemitérios públicos. Por fim, repercutiu a inauguração da nova feira da Avenida 10, do Maiobao.

O vereador Rafael Neves também repercutiu a inauguração da feira da 10, e lembrou do processo de audiências e reuniões, e a elaboração do projeto do mercado, que hoje é uma realidade para os trabalhadores do local e a população em geral. Na tribuna destacou também, a situação da quadra esportiva do Ciricão, localizada na Sede, que teve suas obras iniciadas, mas, ainda não concluída, impedindo a comunidade de utilizar o espaço para o esporte, atividades físicas e eventos diversos.